quinta-feira, 30 de junho de 2011

Palestra: Uso da TV e Vídeo na Sala de Aula.

Foi  realizada no dia 13 de junho de 2011 a palestra” O Uso da TV e Vídeo na Sala de Aula” na U.I. Gov. Roseana Sarney- S. José de Ribamar, aos professores do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano no turno matutino. A palestra foi ministrada pela Professora Multiplicadora do Núcleo de Tecnologias de Paço do Lumiar, Suelma Paixão. A palestra teve os seguintes objetivos, saber:

Objetivos Gerais:
  • Conhecer a abordagem teórica sobre o uso da TV e Vídeo.
  •  Perceber a linguagem audiovisual como instrumento que favorece a potencialização do processo ensino-aprendizagem..
 Objetivos Específicos:
  • Analisar as possibilidades pedagógicas do uso da TV e Vídeo e as dicas necessárias ao seu uso adequado.
  •  Analisar a linguagem de um vídeo, considerando todos os seus elementos importantes  ( história, idéias, valores, personagens..)
  •  Criar situações de aprendizagem a partir da exibição e análise de um vídeo.
A palestra foi fundamentada nos textos do professor José Manoel Moran, um dos grandes expoentes sobre o Uso do Vídeo na sala de aula. Na oportunidade foi feita uma análise do vídeo "De onde Vem o Leite" da TV Escola. Em seguida, sob a orientação da multiplicadora, os professores elaboraram a sequência didática do  vídeo analisado, de acordo com a série. Outros vídeo educativos também foram sugeridos.
Na avaliação dos professores, a palestra foi muito importante e de grande contribuição para a ação pedagógica. Foi umas manhã muito proveitosa e descontraída.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Oficinas no período de férias no NTE PL


 O NTE – Núcleo de Tecnologia Educacional de Paço do Lumiar estará oferecendo no mês de julho oficinas para uso das TIC’s – Tecnologias de Informação e Comunicação na prática docente. Estão programadas oficinas de Aparato Tecnológico da escola (04 a 08/07); Criação de Blogs educativos (de 11 a 15/07); Inclusão Digital para a comunidade  (18 a 22/07); Linux Essencial I (25 a 29/07). É sempre bom aprendermos/dominarmos novos conhecimentos e práticas na área das tecnologias na educação, não é mesmo?! Então, o que você está esperando? Inscreva-se já!  Participe!!!

TURNO: matutino  e vespertino      
CONTATO:(98)8881-0331,e-mail nte_pacodolumiar@yahoo.com.br

Formação continuada na U I Y Juca Pirama


Os multiplicadores  Magno Anchieta, Elcilene Ribeiro e Suelma Paixão participaram como formadores de oficinas de Aparato Tecnológico e Blogs Educativos na U I  Y Juca Pirama no Araçagy. A formação aconteceu nos dias 13 e 14 de junho e, segundo os professores participantes,  foi um sucesso  o trabalho realizado pelos colegas. Parabéns  a todos!

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LINUX ESSENCIAL

O NTE  de Paço do Lumiar está oferecendo no turno noturno, formação continuada aos seus multiplicadores  sobre Linux Essencial.  O curso é ministrado pelo técnico do Nte – Prof. Jandy Sidreira, com a carga horária de  40h. Pretende-se com esta formação promover a atualização e/ou ampliação dos conhecimentos técnicos básicos em LINUX, a fim de que os multiplicadores possam ajudar na resolução de eventuais  problemas técnicos nos LIED’s das escolas atendidas por este núcleo de tecnologia educacional.