quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ALUNOS DA UI.POETA GONÇALVES DIAS REALIZAM TRABALHOS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO NTE

A professora Diana Ferreira do 5º ano, turno vespertino do Caic Poeta Gonçalves Dias, realizou com seus alunos nesta tarde uma aula sobre a primavera utilizando o programa Tuxpaint. Dentro da proposta da atividade os alunos tiveram que utilizar os recursos desse software educativo para criar uma tela com o tema primavera e se divertiram bastante.




                              

4º ENCONTRO DO CURSO EDUCAÇÃO DIGITAL

O 4º encontro do curso Educação Digital foi realizado no NTe de Paço e teve como proposta a introdução da 3ª unidade do curso que tem como tema: BLOGS: O QUÊ, PARA QUÊ? COMO?
Neste encontro os professores acessaram vários blogs, inclusive os contidos no Portal do Porfessor, aprenderam sobre as funcionalidades de um blog e suas principais estruturas. Discutiram sobre a construção do blog do projeto integrado e receberam orientações sobre a utilização dessa ferramenta para divulgação das produções realizadas durante sua execução. Os cursistas se motivaram com a atividade de execução que consistia em acessar o blog do curso Educação Digital criada pela tutora Elinete machado e fizeram comentários, vivenciando dessa forma a característica de interação.


                                       



3º ENCONTRO DO CURSO EDUCAÇÃO DIGITAL

O terceiro encontro do curso Educação Digital foi realizado no NTE de Paço do Lumiar no dia 18 de setembro. Neste encontro deu-se início ao estudo da 3ª unidade do curso que tem como objetivos:

  • Compreender a estrutura da web habilitando-se a navegar pela internet usando um software de navegação
  •  Refletir sobre a importância da navegação na internet na sua vida pessoal e profissional, identificando a importância de orientar seus alunos sobre como buscar informações na web, como atribuir-lhes crédito e como julgar-lhes a relevância;
  •  Identificar alguns procedimentos iniciais de segurança na web;
  • Utilizar alguns recursos básicos simples para realizar pesquisa na internet, compreendendo como alguns dos principais mecanismos de busca são estruturados;
                                    

JORNADA DE FORMAÇÕES NO CAIC SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

No período de 17 a 20 de setembro  foi realizada as oficinas de Impress, conversão de vídeo e Portal do Professor, aos professores da U. E. Cidade de S. José de Ribamar no turno matutino.
 A oficina foi organizada em grupos diferentes de acordo com o dia do Planejamento do professor. A multiplicadora Suelma Paixão do NTE de Paço do Lumiar, trabalhou as ferramentas de acordo com as necessidades e solicitação dos docentes. Na oportunidade os professores aprenderam a baixar vídeo do Youtube, prepara aulas no Impress e navegaram no conteúdo Multimídia do Portal do Professor, se apropriando dos diversos recursos disponíveis no portal. Os professores ficaram  bastante motivados e satisfeitos com a oficina realizada.



                    

PROJETO: RESGATANDO A HISTÓRIA DA COMUNDADE E DA ESCOLA

A U. I. Dunches de Abranches, localizada no povoado  Mata Município de São José de Ribamar, realizou I Seminário referente ao Projeto de Leitura : Resgatando a História da comunidade e da escola no dia 05 de setembro.
O seminário contou com a participação dos alunos do 6º ao 9º ano /turno vespertino os quais apresentaram atividades diversas mostrando a história da comunidade e da escola em seus mais variados aspectos,(Histórico, geográfico, econômico, religioso, social ).
Os alunos se valeram de vários instrumentos de pesquisa, como  livros, jornais,Internet, mas  o principal mesmo foi  a entrevista com os moradores mais antigos da comunidade em seguida  coletaram os dados e com base nos dados, elaboraram sua estratégias de apresentação.
Maquetes, vídeo com  depoimentos de moradores, história em quadrinho, poemas, foram apresentados pelos alunos para  contar a história da comunidade e da escola. Nesse primeiro momento,  as atividades  foram bem interessantes. A biografia do Dunches de Abranches, foi contada de forma bem dinâmica com uma riqueza de detalhes, frutos das pesquisas realizadas.
Na oportunidade foi exibido um vídeo muito interessante  em homenagem aos 400 anos da Fundação de São Luís. Os alunos demonstraram bastante interesse  e participaram ativamente das atividades.



                                             

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

FOTOS DO SEGUNDO ENCONTRO DO CURSO EDUCAÇÃO DIGITAL

Neste segundo encontro os professores retomaram as discussões acerca da utilização pedagógica das tecnologias na escola e utilizaram o editor de texto do linux para fazer seus registros. Logo após deu-se início à unidade 2 que trata da Navegação, Pesquisa na Internet e Segurança na Rede. Como atividade à distancia os alunos farão a leitura desta unidade para montar um dicionário com palavras mais usuais surgidas com o advento da internet. Neste encontro trabalhou-se ainda a parte conceitual da internet possibilidades de uso na escola e seus perigos fazendo sempre a referência ao material impresso e digital, uma vez que na escola não há conexão. Toda parte prática será realizada no NTE de Paço. Até Lá!





terça-feira, 4 de setembro de 2012

PROFESSORES DA UI. DUNCHES DE ABRANCHES INICIARAM HOJE CURSO DE EDUCAÇÃO DIGITAL

Professores e coordenadores dos turnos matutino e vespertino da UI. Dunches de Abranches iniciaram hoje o curso de Educação Digital. O mesmo será realizado no período de 04/09 a 02/10 às terças feiras no laboratório de informática da escola e do NTE, quando estes necessitarem de internet e terá como formadoras as multiplicadoras Florita Medeiros (manhã) e Elinete Machado ( Tarde)
Neste primeiro momento os professores demonstraram grande empenho e satisfação com a possibilidade de ampliar conceitos e poder aplicá-los à sua prática, uma vez que o curso proporciona aos mesmos o aprofundamento de conhecimentos teórico-práticos a partir da reflexão constante da  práxis em sala de aula, e a possibilidade de melhorá-la a partir do desenvolvimento de projetos didáticos com o uso dos aplicativos e ferramentas disponíveis no sitema operacional Linux.
Como atividade prática para este primeiro encontro, os cursistas tiveram contato com os materiais impressos e digitais. Refletiram sobre os conceitos  tecnologia, mídia e inclusão digital. Navegaram no CD do curso, descobrindo caminhos para o desenvovimento da competência de aprender a aprender através da utilização de diferentes mídias.
Iniciaram seus registros no editor de texto do linux, falando sobre suas dificuldades, impressões sobre a proposta do curso  e principalmente sobre o desafio lançado a partir do questionamneto "Por que precisamos utilizar o computador na escola?" De que forma ele pode ajudar a melhorar os trabalhos pessoais e pedagógicos"?
Como proposta de atividade para complementar a carga horária do curso, os cursistas farão a leitura na íntegra da unidade I a fim de  ampliar as discussões feitas no encontro, embasando teoricamente a primeira versão do texto iniciado neste encontro.