quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O nosso adeus a uma grande educadora



No último dia 26, fecharam-se os olhos verdes de uma esperança que nutriu a vida e a luta de uma educadora referência não apenas para a comunidade luminense, mas para toda a sociedade maranhense. Dona Maria Divina Coutinho Silva, em seus tantos anos à frente da escola Marly Sarney, deixou-nos importante legado: a perseverança, que a fez dedicar-se a seus alunos e funcionários até o último dia de vida; a confiança na capacidade de o homem superar-se para o bem do homem, que a levou a fazer um curso de Gestão de mídias na Educação, passando por cima de adversidades como a saúde fragilizada e o incipiente contato com o universo da tecnologia da informação; e, principalmente, o amor ao próximo, demonstrado diariamente na escola, na igreja, junto à família, na vizinhança...

O amor ao próximo que a levava a ponderar situações de conflito comuns em nossas escolas (alunos, professores, funcionários, pais, dão testemunho desse amor); o amor ao próximo que a conduzia à busca do saber, do saber mais, para mais e melhor ajudar; o amor ao próximo, enfim, que a fez abdicar de si (como o fez São Francisco) em favor do outro.

Se os olhos verdes de esperança fecharam-se na última quinta-feira do mês de novembro, resta-nos um lenitivo: por trás dos olhos há a alma, há o espírito, e a chama que nos mantém vivos não apaga assim... Em seu descanso, Dona Divina há de olhar-nos com a mesma paciência, humildade e amor distribuídos durante uma vida exemplar.

2 comentários:

  1. não conhecia dona Divina mas pelo que falavam dela era muito querida e deixou saudades!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado NTE pela Homenagem, tenti postar esse agardecimento desde o 1º dia, mas não consegui.
    Minha Mãe está muityo feliz por tudo que em sua vida e eplas pessoas que passaram por ela. Agradecemos pelo carinho que tiveram e sempre terão por Maria Divina Coutinho Silva, guerreira, mãe, solidária e Santa.
    Obrigado
    Jamerson Coutinho (Família Coutinho Silva)

    ResponderExcluir