sexta-feira, 17 de abril de 2009

Curso de Introdução à Educação Digital


O Curso de Educação Digital faz parte das políticas implementadas pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação. No Maranhão, o referido curso está sendo implementado pela Secretaria Estadual de Educação via Supervisão de Tecnologias Educacionais e Núcleos de Tecnologias Educacionais, num total de 40h, sendo 24h presenciais e 16h à distância. No módulo presencial os professores experimentam as ferramentas disponíveis no ambiente Linux Educacional e Internet, como a criação de apresentações multimídia, e-mail e Blogs, e na modalidade a distância são instigados a construirem uma proposta didático-pedagógica para desenvolverem com seus alunos.
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Histórico do Curso

A Secretaria de Educação a Distância, em 2007, no contexto do Plano de desenvolvimento da Educação – PDE, elaborou revisão do Programa Nacional de Informática na Educação – Proinfo. Essa nova versão do Programa, instituído pelo Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitula-se Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo e postula a integração e articulação de três componentes:
a) a instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática
com computadores, impressoras e outros equipamentos e acesso à internet banda larga);
b) a formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs);
c) a disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pela SEED/MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD escola etc.
Nesse contexto, surge o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia
Educacional – Proinfo Integrado que congrega um conjunto de processos formativos,
dentre eles o curso Introdução à Educação Digital (40h) e o curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs (100h).
O objetivo central desse Programa é a inserção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras, visando principalmente a:
a) promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e comunidade escolar em geral;
b) dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.
Esse Programa cumprirá suas finalidades e objetivos em regime de cooperação e colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.


Objetivos do curso

Objetivo geral

Este curso visa a contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da Internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.

Objetivos específicos

  • Refletir sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional;
  • Conhecer e utilizar o sistema operacional Linux Educacional e outros softwares livres, distribuídos em conjunto com os computadores do Proinfo, que possam contribuir para a solução de problemas e propostas pedagógicas mediadas por tecnologias;
  • Desenvolver habilidades necessárias ao manejo do computador e de programas que possibilitem a elaboração e edição de textos e de apresentações multimídia, a comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações, produção, cooperação e publicação de textos na Internet;
  • Refletir sobre propostas de dinamização da prática pedagógica com os recursos tecnológicos disponibilizados no computador e Internet.

Organização do curso e metodologia

Para organização deste curso partimos da construção de um mapa conceitual sobre a temática abordada. A nossa intenção é oferecer uma visão global deste processo formativo.
O mapa conceitual é uma ferramenta cognitiva de natureza gráfica que ajuda a sistematizar conceitos, suas relações e interfaces e por isso foi selecionada para favorecer uma visão sintética e ao mesmo tempo global do conteúdo do curso e suas várias facetas de tratamento. Os mapas conceituais são diagramas que ajudam a compreender como as palavras-chave se relacionam entre si. Sua construção parte de uma tempestade de idéias sobre uma temática que, numa segunda fase, é estruturada em torno de palavras-chave, suas ramificações e relações.
Ter uma visão global de início contribui positivamente para a aprendizagem ao funcionar como referência para o desenvolvimento das atividades e para a compreensão, para acompanhamento e avaliação do desempenho, pois permite evocar, organizar e representar graficamente o que se aprende.
Utilizamos este mapa como um organizador prévio das idéias principais, secundárias e alguns aspectos complementares das relações entre elas, que serão abordados neste curso.
Esperamos que o consulte ao longo das unidades de estudo e prática e que organize mapas conceituais relativos ao que for estudado em cada uma delas, como estratégia de aprendizagem.


Conteúdo do Curso

O programa do curso está organizado em nove unidades de estudo e prática, são elas:
  • Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social
  • Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança
  • Unidade 3: Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico
  • Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta
  • Unidade 5: Elaboração e edição de textos
  • Unidade 6: Apresentações para nossas aulas
  • Unidade 7: Criação de blogs
  • Unidade 8: Cooperação e interação em rede

Sua proposta pedagógica está embasada nos seguintes fundamentos pedagógicos:

  • Formação contextualizada significativa que busca envolver o cursista na análise e solução de problemas/questões que fazem parte de sua vivência.
  • Promoção da autonomia do sujeito.
  • Interação na aprendizagem e construção do conhecimento.
  • Tecnologias como meio e não como fim.
  • Relação ação/reflexão/ação constante.
  • Ênfase na aplicação prática no trabalho docente.

Estrutura e organização

Cada unidade prevê atividades de aprendizagem, envolvendo conceitos, procedimentos, reflexões e práticas para 24 horas semanais totalmente presenciais e 16 horas à distância, com estudo da apostila e ou CD-Rom, e treinamento nos laboratórios da escola ou em outro computador.

Obs.: Cada Estado brasileiro optou por uma forma diferente de oferecer essa formação continuada, de acordo com sua relidade e seu sitema de ensino, mas a ênfase maior é dada ao estudo à distância a partir do estudo do material oferecido aos participantes.

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