quinta-feira, 16 de abril de 2009

Projeto Pedagógico da Turma de Educação Digital do CE Menino Jesus de Praga

CE MENINO JESUS DE PRAGA
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL
FORMADOR: MAGNO ANCHIETA


Trabalho elaborado pelas professoras:

ANTÔNIA COSTA FERREIRA
ANTÔNIA MIRANDA
LUZINALVA CARTAGENES
MARIA DA PENHA SOUZA FRAZÃO
MARINALVA CORRÊIA
MARIA MADALENA
NORMA SUELY DOS SANTOS MORAES


O LUGAR QUE ENSINO: “Oportunizando Interação e Inclusão Digital”



APRESENTAÇÃO

Trocar informações e experiências no âmbito escolar è de suma importância para maximizar a aprendizagem dos educandos. Contudo é necessário que tais informações sejam mensuradas para que ninguém venha a ser ferido, iludido, lesado e/ou enganado por falsos amigos virtuais, visando assim uma “educação” de qualidade pautada nos princípios de igualdade e de direitos. Sabe-se que a inserção de novas aprendizagens e habilidades são necessárias ao desenvolvimento pessoal e profissional de todo indivíduo em qualquer momento de sua vida. Dentro desse contexto e visando a inserção do educando na sociedade o CE Menino Jesus de Praga em conformidade com o Decreto nº. 6300/2007 abre suas portas para receber o Curso de Introdução á Educação Digital promovido pela Secretaria de Educação á Distância Integrada ao Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO. O papel da educação deve pautar-se na democratização do acesso ao conhecimento, na produção e na interpretação das tecnologias, suas linguagens e conseqüências. Torna-se portanto de suma importância que o professor esteja preparado para utilizar pedagogicamente as tecnologias na formação de cidadãos que deverão produzir e interpretar as novas linguagens do mundo atual e futuro. Todavia, para que a educação cumpra este papel destacado pelas autoras, faz-se"Não basta que os alunos saibam como mexer nos computadores; as máquinas devem estar associadas a iniciativas de colaboração, criatividade e expressão. Temos de encontrar novas maneiras para o uso da tecnologia, e não apenas adaptar o computador ao tradicional método de ensino", David Cavallo 2007. Disponível em: http://www.peabirus.com/. Acesso em: 23/10/08.

Portanto a tecnologia é um dos meios de acesso à produção de conhecimentos, mas para isso os alunos precisam estar por dentro do funcionamento da “máquina” bem como da maneira correta de usá-la para complementar as atividades educacionais, conforme projeto pedagógico da escola. É, portanto uma forma de trabalhar todos os valores fundamentais ao pleno desenvolvimento tais como: responsabilidade, disciplina, auto-estima, compromisso educacional e a preservação do bem público, como complemento aos princípios trabalhados pela instituição escolar.Pensando dessa forma pretendemos desenvolver o Projeto: O LUGAR QUE ENSINO “Oportunizando Interação e Inclusão Digital aos Professores” como forma de favorecer a Inclusão Digital dos alunos.


Metodologia

Hoje em dia a maioria dos jovens prefere manter um relacionamento através da “NET”, usando o bate-papo para interagir com seus pares. A tudo isso o professor precisa estar atento e tentar acompanhar o avanço da tecnologia enriquecendo sua metodologia de sala de aula mediando a aprendizagem dos alunos através de atividades que estimulem a busca de novos conhecimentos. Por isso o referido projeto será trabalhado diretamente com os alunos com publicação e edição de textos e imagens (fotos, desenhos e animação) através do site de relacionamentos do blogger que é uma das ferramentas do mundo virtual onde cada um trocará fotos, ilustrações e sons.


Público Alvo: Alunos da 5ª série do Ensino Fundamental.
Assunto:

  • Língua Portuguesa: leitura e produção e interpretação de textos.
  • Arte: desenho e pintura, músicas.
  • Inglês: pesquisa sobre palavras da língua inglesa/dicionário.
  • Educação Religiosa: pesquisa sobre as diversas religiões.

Avaliação

O computador serve como um grande aliado no processo educativo e educacional. Através dele pode-se levar o aluno a uma aprendizagem significativa. O trabalho desenvolvido foi de suma importância para nossa aprendizagem como alunas do curso de Educação Digital.


Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário