segunda-feira, 22 de junho de 2015

I Mostra Científica da U. E. Cidade de São José de Ribamar



A U. E Cidade de São José de Ribamar-CAIC, realizou no dia 12 de junho, a I Mostra Científica, finalizando o projeto Didático, ÁGUA X SUSTENTABILIDADE. O evento iniciou com a apresentação da Fanfarra da escola e a palavra do Diretor geral, Fábio Orlan. Produções diversas foram apresentadas pelos alunos como resultados de várias ações realizadas durante o desenvolvimento do projeto. 

As ações do projeto interdisciplinar se refletiram nas várias aprendizagens adquiridas pelos alunos. Dentre as ações, pode-se destacar:  Produção de Video sobre as Praias  do Gaspar e Panaquatira, enfocando a questão da poluição, do Turismo e sustento dos moradores; Entrevistas também, foram realizadas com as equipes das Secretarias do Meio Ambiente e Turismo do Municipío de São José de Ribamar,no intuito de conhecer as políticas públicas existentes no combate à poluição da Praia do Gaspar e o resgate histórico da Praia do Panaquatira. A professora Maria do Carmo Sanches, orientou esta ação, como resultado do texto Jornalístico e mais precisamente a reportagem, abordada em sala de aula, o que fomentou a produção dos vídeos pelos alunos, os quais realizaram varias entrevistas com moradores de ambas  as praias. “A formação do aluno leitor-produtor é o que se espera ao trabalhar as competências lingüísticas em sala de aula”. Ressalta a professora Maria do Carmo.

A teoria da Biogênese estudada com experimentos no Laboratório de Ciências a partir de materiais orgânicos em decomposição e  o estudo do  processo de dessalinização ( transformar a água do mar em água potável), ambas atividades orientadas pela professora de Biologia Adelzira Barbosa. “as experiências realizadas pelos alunos no Laboratório, estimulam a curiosidade, atenção, desperta interesse e eles vêm na prática o que estudaram na teoria”. Destaca a professora.


Os impactos ambientais gerados pelo descarte do óleo de cozinha jogado no solo ou no ralo da pia e a reutilização desse óleo na produção do sabão, foi outro ponto relevante no projeto.  Pesquisas realizadas sobre o tema sob o uso da mídia móvel em sala de aula, levaram os alunos a acessarem vários Blogs e sites variados que abordam o tema. A partir das pesquisas, e explicação do assunto, reutilizaram o óleo na produção do sabão,  Essa ação foi conduzida pelas professoras  Nonata Xavier ( Biologia ) e Anabel Carneiro (Química). “Muitas vezes o aluno usa a mídia móvel, apenas pra entretenimento, sem propósito pedagógico, porém quando há um planejamento por parte do professor e acesso a internet outras possiblidades são vistas com o uso do celular. Essa mídia torna-se uma também uma forte aliada na aprendizagem. Destaca a professora, Nonata Xavier.

Outras produções também foram apresentadas em seus stands, tais como: Mitos e verdades sobre a água; Frutas que contém mais água; Gerador de energia movido à água; o resgate da paisagem antiga do cais de Ribamar a 20 anos atrás, dentre outras.
Suelma Paixão, do Núcleo de Tecnologia, acompanhou o desenvolvimento do Projeto e faz uma avaliação positiva do mesmo. “ A comuniade escolar está de parabéns, pela relevância social do tema abordado, pelas ações bem definidas, possíveis de serem realizadas e pelos propósitos pedagógicos e sociais bem articulados”, Ressalta.

No segundo semestre a escola se prepara pra realizar outro Projeto, dessa vez o tema estará relacionado às DSTs.

Separação do lixo
Fotografias das praias
Abertura com a banda da escola

Alunos assistindo o video produzido sobre a Praia do Gaspar e Panaquatira
Explicação e demonstração da dessalinização
Exposição do sabão produzido a partir da reutilização do óleo de cozinha.
Mitos e verdades sobre a água e frutas com maiores concentração de água
Paisagem antiga do cais de Ribamar
                                                                                                         
Equipe de professores
Professores e diretores da escola
  

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Aberturado projeto: Celebrando a Paz e construindo qualidade de vida.


Na última quarta, dia 10, alunos e equipe pedagógica da escola CE Estado da Guanabara participaram da abertura do projeto: Celebrando a Paz e construindo qualidade de vida, um trabalho que será desenvolvido ao longo do ano e realizará uma série de atividades voltadas para a construção de atitudes  e hábitos de vida saudável.Para isso, professores e alunos farão uso das novas mídias, que servirão de suporte para o desenvolvimento do trabalho seja como fonte de pesquisa ou produção de materiais a serem apresentados em cada uma das etapas previstas. Gincanas, produção de vídeo, com o Curta Guanabara, seminários, palestras, entre outros. 

Na abertura que aconteceu hoje, alunos já puderam apreciar um pouco do que será trabalhado no projeto.


vejam fotos:palestras, aula de zumba, dinâmicas que ajudam a desestressar e mexer com a criatividade.


















quinta-feira, 11 de junho de 2015

A Biogênese no Laboratório

Os alunos do !º ano matutino da U. E. Cidade de São José de Ribamar-CAIC, estudam na prática a teoria da Biogênese. Orientados pela professora de Biologia, Adelzira Barbosa,os alunos utilizaram o Laboratório de Ciências, para elaborar um relatório sobre a origem da vida, a partir de materiais orgânicos em decomposição.  A teoria da Biogênese defende a origem dos seres vivos através de  outro preexistente. "As experiências realizadas pelos alunos no laboratório, estimulam a curiosidade, manifestam mais interesse nas aulas e aprendem na prática a teoria abordada nos livro didático, destaca a professora, Adelzira.". Abaixo, as fotos dos alunos.
 
Professora Adelzira orientando a atividade
Alunos realizando experiência no laboratório de Ciência
materiais orgãnico

terça-feira, 9 de junho de 2015

Um enfoque filosófico ao projeto Água X Sustentabiliade



A professora de Filosofia, Lucinete Moraes abordou em sua aula, duas temáticas muito interessantes: Mitos e verdades sobre a água e A Carta do Chefe Indígena Seatle ao Presidente dos Estados O debate dos temas com os alunos faz parte do projeto  Agua X Sustentabilidade que está sendo desenvolvido na U. E, Cidade de São José de Ribamar-CAIC. Para exibição dos vídeos foram utilizados alguns recursos tecnológicos, tais como: o projetor multimídia, notebook, caixa de som.  Na sala de vídeo, a professora fomenta o debate, a reflexão dos temas exibidos  e os alunos de forma ativa, participam da discussão.. As reflexões dos alunos foram excelentes  sobre o amor e preservação da natureza, contextualizando a água e sua necessidade vital ao organismo, desconstruindo alguns mitos sobre esse líquido precioso. “Trabalhar com vídeo, estimula significativamente a participação dos alunos no debate.E o papel da Filosofia na sala de aula, é aguçar o pensamento crítico dos alunos pra que desenvolvam uma postura mais ativa em face aos desafios do mundo em que vivem, e essas temáticas favorecem isso". Ressalta a professora Lucinete que deu o seu enfoque filosófico à temática do projeto.
Professora Lucinete Moraes
Suelma e Professora Lucinete
 
 

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Possibilidade de Reforma do Núcleo

 Na quarta-feira, dia 03 de junho em nosso NTE, tivemos a honra de  receber a visita da Supervisora do Proinfo, Akemi Wada, do Senhor Leonardo e o Técnico Olívio do NTE São Luis I. O objetivo da visita, foi para diagnosticar a situação estrutural do NTE,  visando  uma possivel reforma do espaço. Da equipe do Núcleo, estiveram presentes: a coordenadora Socorro Brito, e as multiplicadoras, Suelma Paixão, Elinete Machado, Marilene Melo, Florita Medeiros e  Elcilene Ribeiro. Ficamos muito gratos pela visita e esperamos ansiosos pela reforma do nosso espaço. Veja as fotos abaixo:
A Supervisora Akemi, Leonardo e a equipe do NTE
Akemi, Leonardo, Olivio e a equipe do NTE
 

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Alunos do CAIC de Ribamar entrevistam representantes das Secretarias do Meio Ambiente e Turismo do Municipio.


Com objetivo de conhecer as políticas públicas no combate às agressões ao meio ambiente no municipio de são José de Ribamar, os alunos da U.E. Cidade de São José de Ribamar-CAIC realizaram  entrevistas com representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Turismo. A Ação foi articulada  pela professora de Língua Portuguesa, Maria do Carmo Sanches, como parte do Projeto Didático, ÁGUA X SUSTENTABILIDADE. A referida professora, abordou em sua sequencia didática à turmas do 3º ano do Ensino Médio, o texto jornalístico,  destacando a Reportagem. Esse gênero textual favoreceu o desenvolvimento de habilidades aos alunos, os quais produziram alguns textos e elaboraram a entrevista  no contexto da temática do projeto, então discutida na escola. "A formação do aluno leitor-produtor é o que se espera ao trabalhar as competências linguísticas na sala de aula. É papel social da escola". Ressalta a professora Maria do Carmo Sanches.
Na entrevista, com a equipe da Secretaria  Municipal do Meio Ambiente, os alunos deram ênfase à Praia do Gaspar, por ser a mais próxima da escola. O foco da entrevista, abordou questões como a poluição, pesca, e quais os projetos existentes no  município para a despoluição da praia  e consciência ambiental dos moradores.
Já a entrevista na Secretaria  Municipal de Turismo e Cultura, o pesquisador e escritor Antônio Miranda, fez um resgate histórico da praia do Panaquatira, falando das lendas e origem da praia. Uma verdadeira aula de História, Os alunos ficaram encantados com a riqueza de detalhes abordados pelo pesquisador. Em seguida, o Coordenador da Secretaria, Benilson, também  foi entrevistado e o  assunto tratado foi com relação à limpeza da praia do Panaquatira , Conscientização dos donos dos bares quanto ao lixo produzido, bem como a frequência de turistas e se serve como meio de sustento para a comunidade. Os alunos utilizaram o celular para a produção do vídeo na entrevista. Confira nas fotos.
Aluno entrevistando representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Aluna entrevistando o pesquisador e escritor Antônio Miranda
Aluna entrevistando o Coordenador Benilson, da Secretaria de Turismo
Allunos, professora Maria do Carmo, Suelma, do Núcleo de Tecnologia e o coordenador, Benilson
Alunos, professora Maria do Carmo, Suelma do Núcleo de Tecnologia e a equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente

sábado, 30 de maio de 2015

Alunos do CAIC de Ribamar utilizam a Midia móvel em sala de aula para fins pedagógicos

Professoras: Nonata, Anabel e Suelma
Alunos realizando pesquisas no celular

Os alunos da U. E. Cidade de São José de Ribamar-CAIC, realizam mais uma ação do Projeto ÁGUA X SUSTENTABILIDADE. As temáticas abordadas em sala de aula foram: Os impactos ambientais gerados pelo descarte do óleo de cozinha e A reutilização do óleo de cozinha na produção do sabão.  As professoras Nonata Xavier (Biologia ) e Anabel Carneiro (Química), foram a responsáveis pela ação. O projeto é acompanhado por Suelma Paixão, do Nucleo de Tecnologia de Paço do Lumiar. Para a pesquisa dos temas em questão, os alunos do 3º ano do E. Médio, utilizaram a mídia móvel: o celular. Organizaram-se em equipes para pesquisar os temas de forma bem orientada, com indicação de sites pedagógicos e apropriados para informação e conhecimento dos assuntos, visita a alguns alguns blogs que abordam sobre o tema "Muitas vezes os alunos utilizam essa mídia apenas pra entretenimento sem propósitos pedagógicos. Porém quando há um planejamento por parte do professor, e acesso a internet, outras possibilidades são percebidas para o uso do celular." ressaltou, a Professora de Biologia, Nonata Xavier. Os alunos manifestaram muito interesse nas pesquisas e debates dos temas abordadaos. Refletiram acerca dos prejuizos causados ao ambiente, quando o óleo usado no preparo dos alimentos é jogado pelo ralo da pia ou mesmo diretamente no solo. Elencaram alguns prejuizos, tais como: O entupimento de tubulações de canos e esgotos  causando sérios problemas à agua.O solo quando absorve o óleo, torna-se impermeável, contribuindo para alagamentos e enchentes e a liberação do Metanol na atmosfera, causando o efeito estufa e consequentemente o aquecimento global. Em seguida, realizaram na prática o que aprenderam sobre a reutilização do óleo. Utilizaram o laboratório de Ciências para produzir o sabão. Confiram nas fotos
Acessando sites sobre temas abordados
Alunos reutilizando o óleo na produção do sabão
Realização do processo de produção  do sabão
Sabão já produzido
Aluno cortando o sabão

quarta-feira, 29 de abril de 2015

PROJETO “ÁGUA E SUSTENTABILIDADE” na U.E. São José de Ribamar

Alunos e professores da U.E. São José de Ribamar estão desenvolvendo o projeto “Água e Sustentabilidade” com o objetivo de sensibilização da comunidade para a importância da preservação da água como um recurso natural indispensável para a qualidade da vida humana. Esse projeto está sendo desenvolvido durante o primeiro semestre de 2015 e ainda está na fase de execução de atividades em sala de aula, como a exibição de filmes, aulas temáticas, seminários, etc. A multiplicadora do NTE de Paço do Lumiar, professora Suelma Paixão, está acompanhado o desenvolvimento do projeto, no que se refere ao suporte ao uso educacional das tecnologias disponíveis na escola.

Abaixo, imagens de algumas atividades do projeto já realizadas:
Alunos assistindo o vídeo Os Sertões
Professora Maria do Carmo com os alunos na sala de vídeo e utilizando o projetor.

NOVAS FORMAÇÕES PARA 2015


Realizada no dia 16 de abril, na Supervisão de Tecnologias Educacionais (STE), reunião que contou com a presença das coordenadoras dos NTE de Paço do Lumiar (Socorro Brito), São Luís I (Maria José Nascimento) e São Luís II (Iristela Gouveia), bem como da Coordenadora do PROINFO no Maranhão Akemi Wada, e demais técnicas da STE, para tratar dos cursos que serão ofertados por esses núcleos aos professores do Ensino Médio da rede pública de ensino.

Na oportunidade foram discutidas as propostas de formação continuada de acordo com as necessidades apresentadas por professores, supervisores e gestores das escolas acompanhadas por esses Núcleos de Tecnologias Educacionais e definidos os cursos a serem ofertados ainda no primeiro semestre de 2015.