segunda-feira, 22 de junho de 2015

I Mostra Científica da U. E. Cidade de São José de Ribamar



A U. E Cidade de São José de Ribamar-CAIC, realizou no dia 12 de junho, a I Mostra Científica, finalizando o projeto Didático, ÁGUA X SUSTENTABILIDADE. O evento iniciou com a apresentação da Fanfarra da escola e a palavra do Diretor geral, Fábio Orlan. Produções diversas foram apresentadas pelos alunos como resultados de várias ações realizadas durante o desenvolvimento do projeto. 

As ações do projeto interdisciplinar se refletiram nas várias aprendizagens adquiridas pelos alunos. Dentre as ações, pode-se destacar:  Produção de Video sobre as Praias  do Gaspar e Panaquatira, enfocando a questão da poluição, do Turismo e sustento dos moradores; Entrevistas também, foram realizadas com as equipes das Secretarias do Meio Ambiente e Turismo do Municipío de São José de Ribamar,no intuito de conhecer as políticas públicas existentes no combate à poluição da Praia do Gaspar e o resgate histórico da Praia do Panaquatira. A professora Maria do Carmo Sanches, orientou esta ação, como resultado do texto Jornalístico e mais precisamente a reportagem, abordada em sala de aula, o que fomentou a produção dos vídeos pelos alunos, os quais realizaram varias entrevistas com moradores de ambas  as praias. “A formação do aluno leitor-produtor é o que se espera ao trabalhar as competências lingüísticas em sala de aula”. Ressalta a professora Maria do Carmo.

A teoria da Biogênese estudada com experimentos no Laboratório de Ciências a partir de materiais orgânicos em decomposição e  o estudo do  processo de dessalinização ( transformar a água do mar em água potável), ambas atividades orientadas pela professora de Biologia Adelzira Barbosa. “as experiências realizadas pelos alunos no Laboratório, estimulam a curiosidade, atenção, desperta interesse e eles vêm na prática o que estudaram na teoria”. Destaca a professora.


Os impactos ambientais gerados pelo descarte do óleo de cozinha jogado no solo ou no ralo da pia e a reutilização desse óleo na produção do sabão, foi outro ponto relevante no projeto.  Pesquisas realizadas sobre o tema sob o uso da mídia móvel em sala de aula, levaram os alunos a acessarem vários Blogs e sites variados que abordam o tema. A partir das pesquisas, e explicação do assunto, reutilizaram o óleo na produção do sabão,  Essa ação foi conduzida pelas professoras  Nonata Xavier ( Biologia ) e Anabel Carneiro (Química). “Muitas vezes o aluno usa a mídia móvel, apenas pra entretenimento, sem propósito pedagógico, porém quando há um planejamento por parte do professor e acesso a internet outras possiblidades são vistas com o uso do celular. Essa mídia torna-se uma também uma forte aliada na aprendizagem. Destaca a professora, Nonata Xavier.

Outras produções também foram apresentadas em seus stands, tais como: Mitos e verdades sobre a água; Frutas que contém mais água; Gerador de energia movido à água; o resgate da paisagem antiga do cais de Ribamar a 20 anos atrás, dentre outras.
Suelma Paixão, do Núcleo de Tecnologia, acompanhou o desenvolvimento do Projeto e faz uma avaliação positiva do mesmo. “ A comuniade escolar está de parabéns, pela relevância social do tema abordado, pelas ações bem definidas, possíveis de serem realizadas e pelos propósitos pedagógicos e sociais bem articulados”, Ressalta.

No segundo semestre a escola se prepara pra realizar outro Projeto, dessa vez o tema estará relacionado às DSTs.

Separação do lixo
Fotografias das praias
Abertura com a banda da escola

Alunos assistindo o video produzido sobre a Praia do Gaspar e Panaquatira
Explicação e demonstração da dessalinização
Exposição do sabão produzido a partir da reutilização do óleo de cozinha.
Mitos e verdades sobre a água e frutas com maiores concentração de água
Paisagem antiga do cais de Ribamar
                                                                                                         
Equipe de professores
Professores e diretores da escola
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário