quarta-feira, 3 de junho de 2015

Alunos do CAIC de Ribamar entrevistam representantes das Secretarias do Meio Ambiente e Turismo do Municipio.


Com objetivo de conhecer as políticas públicas no combate às agressões ao meio ambiente no municipio de são José de Ribamar, os alunos da U.E. Cidade de São José de Ribamar-CAIC realizaram  entrevistas com representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Turismo. A Ação foi articulada  pela professora de Língua Portuguesa, Maria do Carmo Sanches, como parte do Projeto Didático, ÁGUA X SUSTENTABILIDADE. A referida professora, abordou em sua sequencia didática à turmas do 3º ano do Ensino Médio, o texto jornalístico,  destacando a Reportagem. Esse gênero textual favoreceu o desenvolvimento de habilidades aos alunos, os quais produziram alguns textos e elaboraram a entrevista  no contexto da temática do projeto, então discutida na escola. "A formação do aluno leitor-produtor é o que se espera ao trabalhar as competências linguísticas na sala de aula. É papel social da escola". Ressalta a professora Maria do Carmo Sanches.
Na entrevista, com a equipe da Secretaria  Municipal do Meio Ambiente, os alunos deram ênfase à Praia do Gaspar, por ser a mais próxima da escola. O foco da entrevista, abordou questões como a poluição, pesca, e quais os projetos existentes no  município para a despoluição da praia  e consciência ambiental dos moradores.
Já a entrevista na Secretaria  Municipal de Turismo e Cultura, o pesquisador e escritor Antônio Miranda, fez um resgate histórico da praia do Panaquatira, falando das lendas e origem da praia. Uma verdadeira aula de História, Os alunos ficaram encantados com a riqueza de detalhes abordados pelo pesquisador. Em seguida, o Coordenador da Secretaria, Benilson, também  foi entrevistado e o  assunto tratado foi com relação à limpeza da praia do Panaquatira , Conscientização dos donos dos bares quanto ao lixo produzido, bem como a frequência de turistas e se serve como meio de sustento para a comunidade. Os alunos utilizaram o celular para a produção do vídeo na entrevista. Confira nas fotos.
Aluno entrevistando representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Aluna entrevistando o pesquisador e escritor Antônio Miranda
Aluna entrevistando o Coordenador Benilson, da Secretaria de Turismo
Allunos, professora Maria do Carmo, Suelma, do Núcleo de Tecnologia e o coordenador, Benilson
Alunos, professora Maria do Carmo, Suelma do Núcleo de Tecnologia e a equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário